HISTÓRICO

UMPEM

UNIÃO DOS MILITARES E POLICIAIS EVANGÉLICOS DE MINAS


HISTÓRICO
UMPEM  - UNIÃO DOS MILITARES E POLICIAIS EVANGÉLICOS DE MINAS

1. HISTÓRICO:

a. Desde épocas distantes na Polícia Militar, para não nos estendermos na história a partir do Séc. II DC passando por perseguições e inquisições, os militares e funcionários civis evangélicos, ou seja, aqueles que congregam em igrejas que seguem os princípios bíblicos dentro do padrão estabelecido em Atos dos Apóstolos, se ressentem de uma representação oficial de suas necessidades e anseios. São aspectos simples do dia-a-dia que através dos tempos ficaram marcados pela repressão histórica e tradicional, resquícios do domínio oficial de uma instituição que nem sempre atende aos quesitos da individualidade e/ou comunidade.

Através dos tempos a tradição religiosa estabeleceu parâmetros, como se fossem oficiais, de forma que a inibição e medo impediram de uma forma infeliz a expansão do Evangelho no seio policial-militar e nas famílias respectivas.

b. Em 1977 e 1978 ocorreram arremedos de instalação de uma capelania militar evangélica, mas a finalização do processo encontrou um sem número de problemas, todos injustificáveis e criados à última hora, resultando em nada, permanecendo o "status-quo" de ansiedade, falsa submissão e temor.

c. Em 1989, no 5º Batalhão de Polícia e nos quartéis do Prado (Academia de Polícia Militar, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) foram iniciados trabalhos nos diferentes dias da semana, no horário de almoço, quando se reuniam militares evangélicos para leitura bíblica e momentos de oração. Já nesta ocasião muitos visitantes que traziam problemas inerentes aos diversos vícios, relacionamentos familiares deteriorados, vindos de lares destruídos, marcados de uma forma ou de outra pelo alcoolismo e por traumas, tiveram a rara oportunidade de ouvir palavras do Evangelho e tiveram a vida transformada pela Graça e pelo Amor de Jesus Cristo.

Muita incompreensão, intolerância e perseguições se sucederam, mas todos os que tentam destruir as obras evangelísticas de Deus sabem por si próprios que não estão fazendo o bem. No fundo do coração e do espírito nem sequer sabem o que estão fazendo, ou porque tentam impedir que outras pessoas sejam salvas de um mundo de ilusões e perdição.

d. Em 1992 estabeleceu-se também no Centro de Suprimento e Manutenção de Material Bélico (CSMlMB) uma reunião semanal, denominada "Encontro com Deus", com a participação de 40 a 50 pessoas. .

Como a obra é frutífera e logo surgem os testemunhos de transformação de vida, prosperidade e paz, a reunião passou a congregar civis e diferentes pastores são convidados a comparecer e colaborar na divulgação da Palavra.

e. Logo, em outras Unidades foram criados outros núcleos de "Encontro com Deus", a saber: 16º BPM Santa Teresa, 13º BPM Planalto, l8ºBPM Eldorado/Contagem, 8ºBPM Lavras, 6ºBPM Governador Valadares, 1º GI Cruzeiro, 3º GI Pampulha, 1º BPM Santa Efigênia, Hospital Militar, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Choque, Regimento de Cavalaria e Quartel do Comando Geral.

Assim, como não podia deixar de ser, os evangélicos abriram um espaço saindo da obscuridade e medo para mostrar que pelo menos um terço da Corporação professa um Deus vivo e capaz segundo nos informa a Bíblia Sagrada.

2. A CRIACÃO DA UMPEM:

a. Através do dirigente do Encontro com Deus do Hospital Militar (Ten Barbosa) foi estabelecido um contato com a União dos Militares Cristãos Evangélicos do Brasil (UMCEB), tendo o referido dirigente participado de um Encontro Nacional em Brasília.

A partir de então ficou esclarecido que o movimento na Polícia Militar de Minas não se constituia em uma novidade, nascera novidade, mas agora estaria se incluindo no rol dos participantes da "Association of  Military Christian FeIlowship,  instituição de caráter mundial que congrega todas as uniões de militares cristãos evangélicos no mundo, reunindo-se em Congressos Internacionais representantes de mais de 124 países.

Mais ainda, no Brasil, como estávamos oprimidos e afastados da realidade, em vários Estados já existia a União dos Militares Evangélicos, a exemplo de:

Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás, e Distrito Federal.

Minas Gerais estaria sendo apenas o 16º Estado a acordar para o evangelismo dentro dos quartéis das Forças Armadas, Forças Auxiliares e Corpos de Bombeiros. Hoje em 27 Estados estão atuantes Uniões e Núcleos da UMCEB.

b. Foi convocada uma reunião de militares evangélicos. Isto aconteceu em 5 de maio de 1993 no Salão João Calvino da Ia Igreja Presbiteriana, na Avenida Afonso Pena, em BH.

Compareceram 42 pessoas cujos nomes constam da Primeira Ata da UMPEM que se encontra em anexo. Dentre estas pessoas estava a Delegada de Polícia Ora Maria Helena Furst Leroy que esclareceu existir também na Polícia Civil um corpo de evangélicos que não se expressavam por falta de uma instituição ou organização onde pudessem se apoiar, e assim sugeriu-se e ficou aprovada a presença do "P” na sigla da UMPEM.

Incluíamos naquele momento os evangélicos da Polícia Civil de Minas na união que nascia. Conforme se vê da Ata e documentos juntos, estabeleceu-se o estatuto na forma da Lei e uma Diretoria foi eleita.




3. DIRETORIA   ELEITA; (à época)

Presidente:  Ten-Cel PM Paulo Crispim meenezes Rocha

Vice-Presidente: Cel QOR Carlos Augusto da Costa

Secretária: Ten Sue1y Gonçalves Campos Ferreira

Capelão: Major Carlos Gonçalves da Silva

 Tesoureiro: Major Celso Rodrigues Vi eira Filho

Conselho Deliberativo:

Cel  BM QOR Reinaldo Veriano dos Santos,  Cap Cícero Nunes Moreira,

Cap Vitor Fernando de Andrade, Ten QOS QOR Sebastião Barbosa da Silva  e

Sgt Vicente de Paulo Buthers Ferraz

SUPLENTES: Cb Vicente AIbino de Macedo, Cap Silas Barnabé de Souza

Conselho Fiscal:

Cel QOR Eliézer Rosa da Silva, Ten-Cel QOR Adilson Batista da Silva,

 Cap QOR Lucas Juvêncio de Araújo

SUPLENTE: Cap Oscar José Ferreira

Conselho Ético-Teológico:

Cel QOR Jair Lourenço, Maj QOR Nicodemos de Souza, Ten Enf Laurita Lúcia

Maciel  de Freitas Gonçalves,  Sgt Grismar João da Silva  e SubTen Daniel

Machado

SUPLENTES:  Cap Elias Gabriel da Silva e SubTen Paulo de Oliveira

4. VI CONGRESSO NACIONAL DA UMCEB:

Em Julho de 1993 a UMPEM já participava do VI Congresso Nacional da UMCEB realizado em Brasília/DF, com uma comitiva de 43 militares evangélicos, tomando-se participativa no contexto nacional de representações evangélicas dentro dos quartéis e, em Minas Gerais, nas Delegacias de Polícia.
O transporte foi generosamente cedido pela Igreja Batista da Floresta, pelo seu então presidente Pr Glycon Terra Pinto,

Ficou estabelecido em Brasília que o congresso seguinte aconteceria em Minas Gerais, em Belo Horizonte, em Julho de 1995.

A partir de Outubro de 1993 a UMPEM adotou o sistema de reunir seus congregados mensalmente.  Acontecem então os "Encontros com Deus" semanais nas Unidades e, mensalmente,  o Grande Encontro de Confraternização.

5. Oficialização DA UMPEM

Após revisões e aprovação final do Estatuto da UMPEM a entidade foi registrada juridicamente no Cartório Jero Oliva sob o Nº 84818, em 25 de fevereiro de 1994. A seguir foi cadastrada na Receita Federal recebendo o CGC NO 86.864.923/0001-07, como associação de caráter religioso e beneficente, em 22 de março de 1994.

O Presidente da UMPEM, acompanhado do Presidente da UMCEB, do Coronel Capelão das Forças Armadas do Zimbabue/África, e ainda do Pastor e Deputado Estadual Glycon Terra Pinto foram à visita oficial ao Comandante Geral da PMMG, à época o Cel Mário Lúcio Calçado, que conheceu a entidade e suas finalidades.

Não havendo um aprofundamento de interesses, o Comandante Geral se colocou à disposição para apoio, tal como apoiaria toda a iniciativa e instituição que contribuísse para o bem-estar, desenvolvimento e assistência ao pessoal da Corporação e seus familiares.

Após este contato inicial o Comando Geral foi contatado para liberação de militares para o VI Congresso em Brasília/DF, para liberação do Presidente da UMPEM no Encontro de Lideranças, situações em que houve a liberação sem prejuízo para o serviço e sem ônus para o Estado. Ainda, foi solicitada a participação de representantes da PMMG no Congresso Internacional, em Out/94, nos EEUU, não tendo havido resposta.

6. O VII CONGRESSO DA UMCEB/BELO HORIZONTE:

O VII Congresso da UMCEB, tendo como anfitriã a UMPEM, aconteceu em Belo Horizonte, no período de 27 a 30 de julho de 1995, nas instalações do Acampamento da Igreja Batista da Floresta,no Mun.de Sete Lagoas/MG, cedidas pela referida Igreja.

Participaram cerca de 600 pessoas vindas dos outros Estados e de representantes de cinco países: EEUU, Angola, Zimbábue, Uruguai e Bolívia.

Segundo avaliação dos participantes foi o maior e melhor dos congressos até então realizados pela UMCEB, para exaltação do nome de Deus.

7. NOVA DIRETORIA - MARÇO/98

Com a convocação de todos os militares e policiais evangélicos para a reunião no Auditório do DETRAN/MG, foram realizadas três sessões ordinárias e ao fim da terceira, foram votadas modificações no estatuto de forma a reduzir o número de membros da diretoria de 23 (vinte e três) para oito (oito), simplificando e dando maior dinamismo à união.

Assim, nova diretoria foi eleita:

Presidente - Cel PM QOR Paulo Crispim Menezes Rocha
Vice-Presidente - Major PM Cícero Nunes Moreira
Tesoureiro - Detetive PC Geraldo Vieira de Sousa
Capelão - Detetitve PC Pr Eduardo Vilas Boas
Secretária – 1º Ten PM Míriam Augusta
Conselho Deliberativo - Maj PM Adenilson, Cel PM QOR Reinaldo, Delegada PC Maria Helena Furst Leroy


8. IX CONGRESSO NACIONAL UMCEB – SALVADOR/BA

No período de 29Jul a OlAgo99 foi realizado o IX Congresso Nacional da UMCEB em Salvador/BA, com a presença de mais de 350 congressistas e representantes de 18 Estados e 4 Países.


9. Núcleos DA UMPEM/LIDERANÇA

Conforme relação em anexo

*UMPEM - União dos Militares e Policiais Evangélicos de Minas Gerais



UM MARCO NA HISTÓRIA DA UMPEM
       Na Assembleia Geral realizada na última quarta-feira dia 23 novembro de 2011 foi eleita a nova diretoria da UMPEM.
Da esquerda para a direita Cel QOR Crispim - Presidente, TenCel Adenilsom - VicePresidente, Ten QOR Buthhers Sec Executivo, 3º Jairo Tesoureiro, 1º Sgt Faria Secretário, Sd 1ª Cl Romeu Membro do Conselho Fiscal, SubTen Wiesniesky colaborador.

Foi criado a nova página da União a http://umpem-mg.blogspot.com/, onde serão postadas as matérias de interesse geral, reuniões, estatuto, contatos e muito mais.

Outra criação da nova diretoria foi a nova logo 


Antiga logo
          A antiga logomarca da UMPEM, criada na época do início das atividades da instituição, remonta aos princípios bíblicos, a união entre os irmãos com as mãos estendidas disposto a ajudar nossos companheiros na árdua caminhada em busca do crescimento espiritual com Cristo busca constante entre as corporações. Criada originalmente em preto e branco com os recuros da época.
        Preservando o ideal original, de ajuda ao próximo, estendendo a mão e apoiando no que precisar, os preceitos cristãos a nova logo ficou como pode-se ver abaixo.


Cujo significado é:
O triangulo representa o estado de Minas Gerais;
A bíblia, a palavra do Senhor;
As chamas acima da bíblia uma renovação pelo Senhor transformando nossas vidas;
O aperto de mãos representa o apoio, o amparo aos irmãos, a união;
O globo ao fundo representa o mundo,
Os ramos verdes representam a provisão do Senhor suprindo nossas necessidades.

Enfim uma União dos Militares e Policiais Evangélicos de Minas Gerais fundamentados na palavra do Senhor renovando vidas amparando os irmãos, promovendo uma transformação para a paz mundial começando do nosso Estado de Minas Gerais com a provisão do Senhor.

E aguardem que vem mais novidade por aí.

Um forte abraço a todos da nova diretoria.